Um dos conceitos de Matemática é a Matemática como o cimento unificador de todos os saberes

Onde podemos encontrar a matemática? considerar a matemática como o cimento unificador de todos os saberes.
Encontramos em livros, filmes, desenhos, computadores e um pouco por toda a natureza.
Poderemos ver um "segmento de recta" na aresta de um edifício, uma circunferência vê-se na ondulação da superfície da água quando deixamos cair um objecto, uma secção da elipse pode ser observada na parede de um poço redondo iluminado pelo sol, as sombras dos objectos representam figuras geométricas, na disposição das pétalas de uma flor podem encontrar-se simetrias, o batimento cardíaco pode ser um exemplo de uma sucessão, o ar move-se num percurso espiralado, etc. "O estudo aprofundado da natureza é a fonte mais fecunda das descobertas matemáticas.
As ferramentas que são necessárias para a investigação matemática:
o compasso desenha circunferências; a régua traça segmentos de rectas;o esquadro desenha
ângulos; o transferidor mede a amplitude de um ângulo; o pantógrafo desenha figuras semelhantes; a calculadora efectua cálculos; . . . ; o computador representa objectos impossíveis.
Uma ferramenta cada vez mais precioso é o computador. Com ele é agora possível fazer cálculos que um homem levaria anos a fazer.
Com estes instrumentos, a matemática também pode construir realidades.
O conhecimento matemático distingue-se de todos os outros saberes pelo seu carácter abstracto. Os conceitos matemáticos são aproximações mais ou menos adequadas à realidade.
As suas definições os conceitos matemáticos estão intimamente relacionados com a vivência e a percepção das coisas, originando por vezes algumas "aparentes" contradições: o zero (0) impõe uma existência de notação para o que não existe, para o nada; os números negativos demonstram uma contagem do que não se tem, dos débitos; o infinito (¥ ) é um conceito do que está para além de tudo, mas é tratado como se fosse um número; etc. es são fixas e existem num mundo coeso e imaginário
Feito por: Marcos Vinicius

Novo Comentário